Há tempos venho namorando os cachorrinhos de uma loja de animais do shopping que frequento,já quase comprei um Maltes,depois quase um beagle (snoop),enfim,todas as vezes que vou lá,me apaixono por algum,e minha mão coça de vontade de pegar a carteira e finalmente ter um companheirinho em casa.
Felizmente ou não,nesses momentos minha razão não deixa (ou as vezes meu marido).Me vem à mente tantas dificuldades no cuidado com o bichinho,que meu encanto por eles acaba ali mesmo.
Mas quem sabe um dia,meu coração vença a razão.
Para variar,estava passeando pela net,e vi um artigo que ensina como dar banho em cachorros em casa,confesso que nunca fiz a maioria dos cuidados que eles citam (fiquei com dó dos cachorrinhos que tive na infância),e até fui pega de surpresa sobre um alerta que eles deram de que só poderia dar banho depois do 4 mês do filhote,juro que nunca havia ouvido falar a respeito!
De toda forma,se algum dia tiver um filhote agora já sei! Abaixo postarei o artigo:
HORA DO BANHO
A grana está curta? Não dá para bancar semanalmente o banho no pet shop? Não deixe seu amiguinho sujo e nem faça uma sessão de tortura caseira.
Nos dias de hoje, não é sempre que se pode levar o seu lulu no pet shop para tomar um belo banho. Às vezes, o jeito é encarar um chuveiro em casa mesmo.
Então, se você vai se aventurar a embelezar seu amiguinho, preste atenção em alguns cuidados que evitarão que seu cão odeie o banheiro da sua casa:
Dê banho pela manhã.
Use água limpa e sabão ou shampu neutro.
Nunca use sabão de coco. Ele é alcalino e agressivo à pele do animal.
Não esqueça de proteger os ouvidos com bolas de algodão. Os ouvidos dos cães são muito sensíveis.
Use água morna. Se a água estiver quente demais, o animal pode ter estresse calórico, caracterizado por hemorragia pulmonar.
Não use banheira.
Use secador de cabelo em uma distância de 30 cm dos pelos. Cuidado com o barulho no ouvido.
Use uma escova de aço flexível para escovar o pêlo junto com o secador.
Limpe as orelhas com cotonetes com muito cuidado para não introduzi-los demais.
Após o banho, dilua 20ml de cloro em 20 litros de água e higienize o box. Espere secar para pisar com segurança.
EVITE:
Não faça a tosa higiênica, que limpa os pêlos da boca e dos genitais, em casa.
Evite também cortar as unhas. Deixe isso para ser feito no pet shop porque se cortar muito, pode provocar hemorragias.
Evite talcos que podem ser ingeridos ou inalados pelos cães.
Se o seu amiguinho não é muito chegado à água, aumente o intervalo de tempo entre os banhos de uma semana, ou dez dias, para duas semanas.
Faça do banho uma festa, brinque bastante com seu bichinho sem deixar cair água ou sabão na cara dele. E, principalmente, não bata no cão. Trate-o com carinho, senão a aversão à água pode aumentar.
Lembre-se:
Só dê banho no seu cachorrinho após o quarto mês de vida, depois de dadas todas as vacinas. Antes disso, faça a higiene com uma toalha umedecida em 10 litros de água morna, uma colher de sobremesa de álcool e outra de vinagre. Passe a toalha a favor e no sentido contrário aos pêlos e, em seguida, seque com secador. Com outra toalha, umedecida só em água morna, limpe os genitais.
Artigo retirado do familia pet do site da uol.
sexta-feira, 15 de janeiro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Gostei dessa matéria. Ter um cachorrinho é muuuuito boooom mas da uma trabalho...ainda mais se for um peludinho igual o meu york rs...O meu Nic é mais que uma companhia para mim, entende tudo oque eu falo,incrível! Adorei mesmo essa matéria sobre bichinhos, vou ficar esperando por mais.
ResponderExcluir